Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

A festa tipicamente alemã com a diversão tipicamente brasileira iniciou

36ª Oktoberfest Blumenau acontece de 09 a 27 de outubro.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A espera acabou. A 36ª Oktoberfest Blumenau foi, oficialmente, iniciada e pelos próximos 19 dias os visitantes poderão disfrutar de toda a tradição, cultura e diversão que a maior festa alemã das Américas proporciona.

Foto: Marcelo Martins

A cerimônia de abertura da festa iniciou às 22h30 no Eisenbahn Biergarten e contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, do governador do Estado, Carlos Moisés, além de autoridades. Pelo primeiro ano, a cerimônia contou com intérprete de libras para os deficientes auditivos. A solenidade foi encerrada com o já tradicional show dos Velhos Camaradas.

A história conta que no início da Idade Média, os religiosos, nos longos períodos de jejum de alimento, só podiam ingerir bebidas e, neste contexto, criaram as cervejas. Foi simbolizando isso, que o ritual de abertura realizou o cortejo dos monges produtores de cerveja. Com tochas e bandeiras, os monges receberam das mãos do empresário Luciano Haang, o homenageado da noite, o caneco oficial da Oktoberfest Blumenau da Krugplatz, a Praça do Caneco. Os monges percoreram o lado externo do Parque Vila Germânica, levando-o até o palco e entregando nas mãos da Rainha da festa, Camila Kreuz.

Depois disso aconteceu a sangria do primeiro barril de chope. O anfitrião da noite, prefeito Mário Hildebrandt, deu as boas-vindas ao publico e brindou o início da festa com chope sem álcool. “É uma alegria muito grande receber todos vocês aqui na maior festa alemã das Américas”, afirmou.

Público lotou Rua 15 para assistir ao Desfile de Abertura

Turistas de diversas cidades de Santa Catarina e do Brasil, além de muitos blumenauenses encheram a Rua XV de Novembro para assistir ao desfile de abertura da 36ª Oktoberfest Blumenau. Cerca de três mil pessoas passaram pelo coração da cidade, em mais de cem atrações que apresentaram as características da cultura alemã e esbanjando alegria.

A estreia deste ano foi do carro Teufelsgeige, o “violino do diabo”.  O carro foi inspirado na música alemã, representando o instrumento de percussão bastante comum nas festas germânicas. Entre outras atrações, grupos folclóricos, clubes tradicionais da cidade, bandas alemãs, a Realeza da festa e os esperados carros do Planetapeia animaram os expectadores.

O próximo desfile ocorre no sábado, dia 12, às 16h. Nesta edição a festa mais alemã das Américas contará com uma atração a mais. Na segunda semana ocorrerão dois desfiles – um na terça, dia 15, e outro na quinta, dia 17, ambos com início às 19h30.

A 36ª Oktoberfest Blumenau acontece de 9 a 27 de outubro, e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica. A festa tem como cervejaria oficial a Eisenbahn e conta com o patrocínio de Bradesco, Cielo, Elo, Nacional Gás, Unifique, Booking.com, Angeloni, Heinz, Koerich, Stuttgart Porsche, Buser e Intelbras. A Oktoberfest Blumenau tem ainda o apoio de Ipel, O Boticário, Shell, Claro e Lufthansa.

você pode gostar também
banner rio dos cedros
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.