Mais de 1,2 mil animais já foram cadastrados no Censo Pet em Blumenau

Cerca de 700 famílias estão mapeadas nos primeiros dois meses de cadastramento

Foto: Marcelo Martins/PMB
Foto: Marcelo Martins/PMB

BLUMENAU – Em apenas dois meses, o Censo Pet já cadastrou 694 famílias e 1.211 animais domésticos em Blumenau. O mapeamento teve início em julho e é uma iniciativa da Prefeitura de Blumenau, por meio de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Promoção da Saúde (Semus).

O objetivo do Censo Pet é ter um diagnóstico da questão animal no município e pontuar as regiões que precisam de ações específicas da política de bem-estar animal. Todos os bairros já estão passando pelo levantamento, que é feito pelos agentes comunitários de saúde durante as visitas habituais da Estratégia de Saúde da Família. “Ao atualizar o cadastro das famílias, os agentes automaticamente preenchem informações sobre a presença ou não de animais domésticos. É importante que a população atenda aos agentes comunitários e responda às perguntas”, explica o veterinário Carlos Sansão, diretor de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal.

A expectativa é de que em seis meses, o Censo seja concluído e indique os locais que mais necessitam de atenção. “Até o momento, identificamos 535 animais que precisam de castração. Isso já nos dá uma ideia de onde precisamos trabalhar, para fortalecer o controle populacional, bem como a qualidade de vida, com vacinação e microchipagem”, explica o secretário da Semmas, Robson Tomasoni. 

Castração gratuita
Ao mesmo tempo em que o censo é feito, o programa de castrações segue atendendo. De janeiro a agosto deste ano, mais de 1,3 mil animais foram castrados e microchipados pelo Cepread. O serviço é voltado a animais errantes e famílias com renda inferior a R$ 5 mil mensais, ou inscritas no CadÚnico.

O programa prevê a castração de até três animais por núcleo familiar. Para acessar o serviço, basta entrar em contato com o Cepread em horário comercial: via WhatsApp, pelo número (47) 99701-2262; ou pelo telefone 156, opção 1.

Você não pode copiar conteúdo desta página