BLUMENAU – Uma denúncia de injúria racial no ambiente de trabalho foi registrada no dia 18 de junho na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau. A vítima, de 25 anos, afirma ter sido alvo de discriminação por parte de uma coordenadora de uma empresa , localizada no bairro Fidéus. Além da denúncia policial, a jovem formalizou queixas em diversos órgãos, incluindo a Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Blumenau e a Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Florianópolis.
De acordo com o registro policial , a vítima afirmou que desde o dia 6 de maio deste ano sofria tratamento diferenciado da coordenadora. “Ela fazia diferença de mim pela minha cor e sexualidade”.
O ápice do conflito teria ocorrido no dia 11 de junho, durante uma reunião na empresa, quando a comunicante resolveu expor a situação. No dia seguinte, segundo ela, a gerente teria dito que “não havia racismo” no ocorrido e, apesar de afirmar que “nunca entenderia o lado” da funcionária, deu razão à coordenadora
Nesta última quarta-feira (18), a denunciante afirma que foi informada sobre seu desligamento da empresa, citando que a empresa teria justificado que “sua presença não trazia paz ao ambiente de trabalho” e, durante a conversa, representante da empresa “tentou se defender da acusação de racismo mencionando que uma das funcionárias da limpeza também é negra”.
O caso foi registrado como injúria racial e está sob investigação da Polícia Civil.
Texto: jornalista Judson Lima