ITAJAÍ – Considerado o maior navio de carga do mundo , o navio BYD Shenzhen atracou no Porto de Itajaí na manhã desta quarta-feira (28), trazendo mais de 7 mil veículos da montadora chinesa BYD. A operação, considerada a maior movimentação de veículos da história do Brasil, será realizada 24 horas por dia ao longo dos próximos cinco dias, e teve início oficial às 13h desta quarta.

“Finalmente chegou o grande navio da BYD, maior operação de veículos da história, mais de 7 mil carros vão ser desembarcados, 24h por dia, nos próximos cinco dias. Isso é um sinal da retomada do porto federalizado. É resultado de muito trabalho. O porto estava abandonado, parado, e agora trazendo essa carga de grande valor agregado, que significa emprego, tributação, recolhimento de ISS para a prefeitura. Muito diferente do que foi dito quando assumimos as operações. É um sinal dos novos tempos, para que o Porto de Itajaí volte a ser um porto cinco estrelas como ele sempre foi”, afirmou o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos.
A operação envolverá cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo 10 estivadores e 18 motoristas no desembarque terrestre. Aproximadamente 100 veículos circulam por hora, com caminhões entrando e saindo sem interrupção, enquanto o pátio é monitorado digitalmente e o controle logístico acontece em tempo real.
Além de reforçar a cadeia automotiva e gerar empregos temporários, a operação consolida Santa Catarina como um dos principais hubs brasileiros para veículos eletrificados, fortalecendo o posicionamento estratégico do estado no mercado internacional.

Além de fortalecer o Porto no cenário logístico nacional, a operação representa oportunidades diretas e indiretas para trabalhadores locais, movimentando a economia da cidade e da região. O descarregamento de uma carga desse porte gera empregos temporários e permanentes, fomenta a arrecadação municipal e reforça Itajaí como um polo portuário competitivo e estratégico para o comércio exterior brasileiro.
Por Judson Lima