SANTA CATARINA – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um novo alerta sobre marcas de café torrado consideradas impróprias para o consumo humano após análises laboratoriais identificarem irregularidades em três produtos. Entre eles está o café Pingo Preto, da empresa Jurerê Café Comércio de Alimentos Ltda, de Santa Catarina, reprovado por conter somatório de impurezas e matérias estranhas acima do permitido.
A fiscalização, baseada na Portaria nº 570, de 09 de maio de 2022, detectou que os lotes não atendem aos padrões de qualidade exigidos, incluindo a presença de matérias estranhas e impurezas em níveis superiores aos tolerados.

O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, caso os produtos ainda estejam sendo comercializados, o Mapa solicita que a ocorrência seja comunicada por meio do canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do estabelecimento onde foi realizada a compra.