INDAIAL – Na madrugada desta quinta-feira (24/04), a Polícia Militar apreendeu uma carga de cigarros eletrônicos durante uma abordagem de rotina no bairro Nações, em Indaial. A ação ocorreu por volta das 01h12min, na Rua Maria Simão, após os policiais notarem um veículo com a lanterna traseira queimada e decidirem fiscalizá-lo.
Durante a vistoria, os militares encontraram no banco traseiro do carro uma caixa plástica contendo 62 unidades de cigarros eletrônicos, produtos cuja comercialização é proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O motorista, de 27 anos, afirmou aos policiais que trabalha em uma tabacaria na cidade e que teria sido orientado por seu empregador a buscar os produtos em Blumenau, na matriz do estabelecimento. Já o passageiro, de 20 anos, declarou que apenas estava retornando a Indaial de carona.
Ambos foram detidos e encaminhados à Central de Polícia Civil de Blumenau. O veículo utilizado no transporte dos produtos foi notificado por infração de trânsito e removido para um pátio conveniado, já que teria sido usado na prática do crime.
Legislação em vigor
Desde 2019, a Anvisa proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. Apesar disso, o comércio ilegal desses dispositivos tem crescido, especialmente em cidades do interior. Autoridades alertam para os riscos à saúde associados ao uso desses produtos, que não passam por regulamentação sanitária.