TIMBÓ – Os prefeitos Flávio Buzzi, de Timbó, e Silvio César , de Indaial , firmaram uma proposta conjunta para criação de um novo acesso à BR-470, que beneficiará principalmente o município de Timbó. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11), pelo prefeito Flávio em suas redes sociais, citando o projeto que visa resolver um problema histórico de mobilidade urbana e logística.
O projeto prevê a criação de uma ligação viária entre a Rua Pomerode, em Timbó, e a Rua Bertolina May Kechele (conhecida como via do Matahari), em Indaial, com pavimentação e melhorias nas vias de acesso. A iniciativa busca oferecer uma alternativa mais eficiente ao atual acesso utilizado pelos timboenses, que enfrentam constantes congestionamentos e dificuldades no escoamento da produção agrícola e industrial.
“Timbó merece ter uma nova alternativa, e boa, para acesso à BR-470. Não é de hoje que nossos moradores e empresários sofrem com os problemas de mobilidade e escoamento da produção”, afirmou o prefeito Flávio Buzzi durante o anúncio. Ele ressaltou que, como o limite municipal de Timbó termina antes dos acessos à BR-470, o município depende da colaboração de Indaial para viabilizar qualquer melhoria na via.
O prefeito de Indaial, Silvio César, demonstrou total apoio à proposta: “Nos sensibilizamos com as dificuldades de Timbó e estamos unidos nesse projeto que beneficiará toda a região. Juntos, apresentaremos a proposta ao governador Jorginho Mello para buscar os recursos necessários”.
Os gestores formalizaram o projeto para apresentação ao Governo do Estado, além do engajamento das Câmaras de Vereadores de ambas as cidades e do apoio da sociedade civil organizada. A proposta tem como objetivo não apenas melhorar o trânsito local, mas também facilitar o deslocamento direto entre Timbó e Blumenau, dinamizando a economia regional.
Texto: jornalista Judson Lima