Programa Universidade Gratuita , Prefeitura de Blumenau e Furb firmam termo de cooperação

A ação beneficiará tanto estudantes da universidade e também da rede pública municipal

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

BLUMENAU – Nesta quinta-feira, dia 5, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Blumenau e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) firmaram um termo de cooperação técnica para desenvolver ações vinculadas ao Programa Universidade Gratuita. A parceria tem como objetivo estabelecer formas de cooperação técnica e operacional em projetos que beneficiarão tanto acadêmicos quanto estudantes da rede municipal, por meio das iniciativas Acuidade Visual, Saúde Escolar e Escola Aberta.

“Essa cooperação entre a Furb e a Prefeitura mostra a força do trabalho conjunto para oferecer mais oportunidades aos nossos estudantes e preparar os acadêmicos para o futuro”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.

Cerca de 300 acadêmicos da FURB participarão das atividades, cumprindo 20 horas mensais de trabalho sob supervisão de tutores da universidade e da Diretoria de Programas e Projetos Integrados da Semed. As ações acontecerão conforme um cronograma organizado pela secretaria, respeitando as necessidades das instituições de ensino.

“A educação avança quando trabalhamos juntos, e essa parceria é a prova de que Blumenau está no caminho certo”, comentou a vice-prefeita Maria Regina Soar.

Por meio do Projeto de Acuidade Visual, aproximadamente 9,9 mil estudantes terão acesso a avaliações para identificação de possíveis dificuldades visuais, contribuindo para o desempenho escolar. No Projeto Saúde Escolar, em torno de 20 instituições de ensino serão atendidas com atividades de promoção ao bem-estar e prevenção de doenças. Já o Programa Escola Aberta alcançará cerca de 2 mil estudantes por mês, oferecendo ações que estimulam o aprendizado e a integração comunitária.

“Estamos muito felizes com o sucesso do Programa Universidade Gratuita, que está a todo vapor e, com certeza, ampliará ainda mais o alcance da Furb, atendendo diversas demandas da nossa comunidade”, afirmou a reitora Márcia Espíndola.

Essa parceria reforça a conexão entre a universidade e a comunidade, permitindo que os acadêmicos vivenciem experiências práticas ao mesmo tempo em que garante aos estudantes da rede municipal acesso ampliado a projetos que integram educação e saúde.

“Esse projeto fortalece a educação em Blumenau ao unir o conhecimento acadêmico com as necessidades das nossas escolas, proporcionando aos nossos estudantes e à comunidade uma formação mais integrada e prática”, destacou o secretário de Educação Alexandre Matias.

Você não pode copiar conteúdo desta página