INDAIAL – O prefeito eleito Silvio César e o vice-prefeito Jonas Lima estão finalizando as definições do secretariado para o mandato que começa em primeiro de janeiro . Entre os nomes já cogitados para as principais pastas estão figuras com perfil técnico da administração municipal atual e novos possíveis nomes com o objetivo de fortalecer a gestão, entre os nomes estão do médico Paulo Moschetta , César Domenico Poltronieri, que atualmente é secretário da Fazendo de Blumenu e Manoel Felipe Boaventura , que já esteve no primeiro escalão de Blumenu , Indaial e hoje está atuando em Florianópolis.
Na Secretaria de Administração e Finanças, Ana Karina Schramm Matuchaki já anunciou que sairá para assumir um novo desafio em Gaspar. O nome de César Poltronieri, atual secretário da Fazenda de Blumenau, é um dos mais cotados para a vaga.
Para a Secretaria de Saúde, o nome de Cheick Eduardo Boell está sendo discutido, mas há rumores e forte configuração sobre a entrada de Paulo Moschetta, médico e que já atuou na administração, o convite para um retorno deverá será efetivado.
Para o Gabinete do Prefeito, o nome de Fabiano dos Santos, atual secretário interino, é opção para seguir no cargo. Embora se comente sobre a possível volta de Manoel Boaventura à função, a decisão ainda não foi confirmada.
Na Procuradoria Geral do Município, Edenilson Trapasolli, atual procurador, poderá permanecer no cargo, uma vez que ocupa uma função de confiança do prefeito eleito Silvio César.
A Secretaria de Planejamento deverá seguir sob a liderança de Fabiano dos Santos, com seu nome já sendo especulado para manter a função.
Na Secretaria de Educação, a gestão pode continuar com Shirlei Cavilla Camilotti, porém existem uma tendência do atual vereador Márcio Selhorst , é cogitado para um possível retorno ao ao primeiro escalão.
Em relação à Secretaria de Obras, Paulo Roberto Ledra, atualmente interino, deve abrir espaço para que o prefeito eleito Silvio César confirme um nome totalmente técnico na pasta , como foi prometido em campanha.
A Secretaria de Agricultura poderá ter Marcela Peixer novamente no comando, mas Jacir Floriani, ex-secretário da pasta, surge como uma alternativa.
Para a Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, Paulo Roberto Ledra também deve seguir à frente, dado seu bom desempenho na gestão atual e sua vasta experiência.
Na Secretaria de Desenvolvimento Social, a expectativa é de que Roseli da Silva continue, mas há especulações sobre a nomeação de um profissional técnico, com vínculo ao segmento evangélico, para o cargo.
No comando do FME (Fundação Municipal de Esportes), Ivan Bruno Maziero , o Maca, poderá continuar, mas os nomes de Márcio Selhorst e Ademir Packer também estão sendo discutidos para a área esportiva.
Por fim, a FIC (Fundação Indaialense de Cultura) poderá ter Ademir Packer à frente novamente ou até mesmo uma transição para a Secretaria de Esportes.
As próximas semanas devem confirmar oficialmente os nomes que integrarão o governo de Silvio César e Jonas Lima à medida que o prefeito eleito define as últimas peças do seu time de gestão.
Texto: jornalista Judson Lima