Antes de comprar um imóvel ou começar a construir, é importante identificar o zoneamento de cada cidade. Ele refere-se à divisão em áreas de acordo com o uso permitido para cada espaço, o qual pode ser residencial, comercial, industrial, de preservação ambiental, entre outros.
Para facilitar essa consulta, agora a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, está disponibilizando uma ferramenta totalmente gratuita com as informações geográficas da cidade. Com o novo INDAGeo todo cidadão pode ter acesso ao sistema online direto da sua casa, na palma da mão.
Para entrar, basta digitar indaial.wgeo.com.br, criar uma conta ou acessar pelo seu login no GovBR. Em mapas e informações, no lado superior esquerdo tem as ferramentas de navegação e pesquisa. Já no lado superior direito, as ‘Camadas’, que podem ser habilitadas ou desabilitadas conforme a demanda. O cidadão ainda pode pesquisar qualquer imóvel, conferindo o cadastro, hidrografia, infraestrutura e planejamento. Já em gerador de documentos, ele pode emitir uma certidão de zoneamento com o número da inscrição ou cadastro imobiliário. Todas as informações estão dentro da Lei Geral de Proteção de Dados.
Para quem for tramitar uma aprovação de projeto construtivo, também está disponível a emissão da Consulta de Viabilidade através do sistema e de forma totalmente automatizada.
“O novo Sistema de Gestão Territorial é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais pelos órgãos públicos e privados, pois permite a maximização de informações coletadas. Uma de suas principais aplicações é no planejamento e ordenamento territorial, como o planejamento urbano de uma cidade”, explica a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento, Patricia Nickhorn e Silva, que acompanhou a implantação do projeto.
“Com o novo INDAGeo, Indaial está avançando ainda mais na tecnologia a serviço do cidadão. Nosso objetivo é facilitar a vida de quem precisa ter acesso aos dados de imóveis na cidade, poupando tempo e proporcionando agilidade na busca por informações. O atendimento e suporte na Prefeitura permanecem para quem tiver dúvidas, mas quem preferir pode acessar o sistema direto do celular ou computador”, complementa Patrícia.
