INDAIAL – A vereadora Raquel Rufino Rodrigues dos Santos, que atuou na Câmara Municipal de Indaial entre julho de 2021 e março de 2024, está novamente concorrendo ao cargo pelo Partido Social Democrático (PSD). Com uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das mulheres e pelo fortalecimento das políticas sociais, Raquel destaca as conquistas e o trabalho realizado durante seu período no legislativo.
“Queremos continuar realizando o que fizemos na Câmara. Minha bandeira é o fortalecimento, acolhimento e atendimento das famílias, além de políticas sociais e de prevenção da violência doméstica”, afirma Raquel.
Durante seu mandato, a vereadora Raquel apresentou 210 indicações, 39 moções, 74 requerimentos e 15 projetos de lei. Entre os destaques está a criação da Procuradoria Especial da Mulher, resultado de uma indicação sua que levou à Resolução 4/2022 da Mesa Diretora da Câmara. Além disso, sua indicação ao Executivo culminou na aprovação da Lei Ordinária 6138/2022, que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Entre os projetos de lei apresentados, Raquel menciona a proibição do uso de narguilé em locais públicos acessíveis a crianças e adolescentes e a inclusão das comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais no calendário escolar das escolas municipais. Também defendeu leis para a conscientização e agilização no diagnóstico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Propostas para o futuro

Raquel Rufino, que é técnica em enfermagem e formada em Gestão Pública, apresentou uma série de propostas para sua nova candidatura. Entre elas, destaca a luta pela ampliação de programas assistenciais, a criação de políticas públicas de combate à drogadição, a reforma e ampliação da Unidade de Saúde Básica do Bairro COHAB e a busca por parcerias para a capacitação de profissionais de saúde.
Ela também propõe a implantação de um projeto para que as creches municipais abram às 4 horas da manhã, visando atender famílias que trabalham em horários diferenciados, e um programa de férias escolares em julho, para crianças durante o recesso.
Na área da segurança, Raquel pretende buscar recursos para aumentar o efetivo da Polícia Militar em Indaial e reforçar a atuação dos órgãos de prevenção à violência doméstica. “Quero continuar defendendo os interesses e direitos das mulheres e suas famílias, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, completa.
Casada e mãe de dois filhos, Raquel também acumula experiência como servidora pública e em diversas áreas da administração pública, incluindo trabalhos na área da saúde, educação e assistência social.
Raquel Rufino concorre com o número 55777 e encerra seu pedido de voto com o compromisso de continuar trabalhando pelos interesses da cidade de Indaial e de seus cidadãos.
Texto: jornalista Judson Lima