INDAIAL – Na manhã desta segunda-feira (16), no Parque Jorge Hardt , teve início o processo de seleção de jovens para o ingresso no Exército Brasileiro em Indaial. Ao todo, 800 adolescentes da cidade estão inscritos nesta etapa, que faz parte do processo de incorporação ao serviço militar. A seleção está sendo conduzida pelo Capitão Landim, chefe da Comissão de Seleção para o Serviço Militar do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.
De acordo com o Capitão Landim, este é o segundo estágio do processo de incorporação, sendo que a terceira fase, denominada “seleção complementar”, ocorrerá em 2025. “Indaial, assim como Blumenau e Gaspar, faz parte dos municípios tributáveis ao 23º Batalhão, que coordena a seleção nesta região”, afirmou o oficial.
Neste ano, cerca de 3 mil jovens estão inscritos para o processo seletivo, que abrange essas três cidades. No entanto, apenas 8% dos inscritos serão efetivamente incorporados, ou seja, cerca de 300 jovens. Esse percentual reflete a alta demanda por ingressos no serviço militar em relação ao número limitado de vagas disponíveis.
O processo de seleção inclui exames médicos, testes físicos e entrevistas, com o objetivo de selecionar os candidatos mais aptos para servir ao Exército Brasileiro. Após o término desta etapa, os jovens aprovados passarão pela fase complementar em 2025, que definirá quem integrará o contingente do 23º Batalhão.
O serviço militar é obrigatório no Brasil para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos, e a participação no processo de seleção é parte fundamental desse dever cívico. Os selecionados para o serviço militar passarão por um período de treinamento e adaptação, no qual serão preparados para servir à nação.
Com isso, Indaial, juntamente com Blumenau e Gaspar, contribui significativamente para a formação do contingente anual do Exército, fortalecendo a defesa e a segurança nacional.
Texto: jornalista Judson Lima