Indaial terá eleição histórica com cinco candidaturas à prefeitura

INDAIAL – A cidade de Indaial se prepara para uma eleição histórica em 2024, marcada pelo maior número de candidaturas ao cargo de prefeito já registrado na cidade. Pela primeira vez, cinco candidatos disputarão a prefeitura, trazendo diversidade de propostas e elevando o nível de competitividade no pleito. As convenções partidárias definiram as candidaturas de Ana Paula Reiter (Novo), Anderson Batata (PP), Jeser Batista (PT), Lindomar Lindner Alemão (União Brasil) e Silvio César (PL).

Uma das principais curiosidades desta eleição é que três dos cinco partidos, União Brasil, Novo e PT, optaram por apresentar chapas puras, ou seja, sem coligações com outras legendas, o que é inédito na história política de Indaial. Além disso, pela primeira vez, uma mulher disputará o cargo de prefeita numa chapa pura , trazendo um novo marco para a política de Indaial.

Conheça os candidatos:

Ana Paula Reiter (Novo), de 32 anos, é advogada e está em seu segundo mandato como vereadora. Cursando especialização em Gestão Pública, Ana Paula traz uma visão jovem e renovada para a administração municipal. Ela tem como vice o empresário Arthur Otto Krause, em uma chapa pura que promete focar na inovação e na eficiência da gestão pública.

Anderson Batata (PP), de 45 anos, é vereador com três mandatos e tem vasta experiência política. Já disputou a prefeitura em 2016, ficando em terceiro lugar, e foi candidato a vice-prefeito em 2004 com Luiz Polidoro ficando em terceiro lugar. Batata, que é advogado, aposta em sua experiência legislativa para conquistar o eleitorado, com o vereador Roger Knipers como vice.

Jeser Batista (PT), de 50 anos, é microempresário do ramo de turismo e tem um histórico de atuação na gestão pública, tendo sido secretário municipal e chefe do gabinete de comunicação no governo de Olímpio Tomio. Jeser, que concorre em uma chapa pura, tem como vice a professora Aurora Coelho, trazendo uma proposta voltada para a inclusão social e a valorização dos serviços públicos com apoio do presidente Lula.

Silvio César (PL), de 52 anos, é administrador com especialização em gestão pública e tem ampla experiência na administração municipal, onde ocupou diversas secretarias e dirigiu o Hospital Beatriz Ramos. Silvio também tem uma longa trajetória na indústria têxtil, atuando por quase 30 anos na antiga Teka. O vice de Silvio é o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Lima. Ambos contam com apoio do ex-presidente Bolsonaro , do atual governador Jorginho Mello e do prefeito André Moser.

Lindomar Lindner (União Brasil), conhecido como “Alemão”, tem 57 anos e é graduado em comunicação social. Vereador em quatro mandatos, Lindomar traz sua longa experiência legislativa para a disputa, com a empresária Jennifer Metzner como vice em uma chapa que pretende unir inovação e experiência na gestão pública.

Com uma disputa tão plural e competitiva, a eleição de 2024 promete ser uma das mais acirradas e imprevisíveis na história de Indaial. Além das propostas apresentadas pelos candidatos, o pleito será um teste importante para a capacidade de articulação e de mobilização das diferentes forças políticas da cidade. A expectativa agora gira em torno dos próximos debates e das campanhas, que certamente irão aquecer o cenário político de Indaial nos próximos meses.

NOTA: erro involuntário a primeira mulher a disputar cargo de prefeita foi @marisemorell em 2020 que obteve 6.203 votos pelo MDB, ficando em segundo lugar.

MATÉRIA ATUALIZADA AS 23h12

Texto:jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página