IHNA Erlangen, da Alemanha, e o INA Goleniów em Indaial!

TANZ Internacional Pomerode
TANZ Internacional Pomerode

INDAIAL – No dia 22 de julho, às 19h, na FIC – Fundação Indaialense de Cultura, a cidade de Indaial viverá um momento histórico na passagem dos 200 anos da Imigração Alemã. Uma apresentação, gratuita, aberta ao público com a presença dos grupos internacionais da Alemanha e da Polônia.
Os dois grupos serão recebidos pelos grupos indaialenses Bogenbrücke Volkstanzgruppe e ,,Chłopi” Polski Zespół Folklorystyczny, que também demonstraram seu trabalho.
“Para nós que mantemos a arte e as manifestações folclóricas em nossa cidade, em alusão aos nossos antepassados, é de imenso honra e orgulho receber aqueles que, hoje, percorreram os mesmos caminhos para chegar até aqui, nesta terra quente de Indaial, e compartilhar os mesmos passos no mesmo palco”, comenta Jailsson Fabijaki, coordenador e coreógrafo do ,,Chłopi” Polski Zespół Folklorystyczny de Indaial.

WhatsApp Image 2024 07 09 at 16.35.39
TANZ Internacional Pomerode

TANZ Internacional Pomerode

Em Pomerode, está tudo pronto para um dos maiores encontros de dança folclórica germânica do país: O TANZ Internacional Pomerode, que contará com duração de uma semana, entre os dias 20 a 28 de julho, em Pomerode. Convidados internacionais já estão a caminho do evento.
A promoção é da AFG – Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, entidade que reúne grupos folclóricos germânicos das cidades de Blumenau, Pomerode, Guabiruba, Timbó, Indaial e Benedito Novo.
Ao todo estão já confirmados mais de mil folcloristas vindos de diversas partes do Brasil e também de dois grupos convidados internacionais: o Ihna Erlangen, da Alemanha, e o Ina Goleniów, da Polônia.
Durante o evento haverá muita dança, oficinas, palestras, atividades recreativas, exposições e lançamento de livro.

Na Vila do TANZ, em Pomerode, uma exposição contará a história dos trinta anos de atividades da Associação no Vale do Itajaí. Além disso, também estão programadas atividades com dois parceiros educacionais.
Com o UniSenai, acontecerá a exposição e também desfile de moda, produzido por acadêmicos do curso de Design de Moda, com releituras sobre os trajes dos grupos associados a AFG, trazendo uma visão de moda contemporânea baseada na história.
Já com a FURB, duas atividades ocorrerão. A primeira será a mostra final do TANZ+Kurs, curso de dança folclórica germânica, que está acontecendo desde fevereiro e que encerra agora no mês de julho, em uma parceria inédita no País: uma associação de Grupos folclóricos germânicos trabalhando o tema folclore de forma abrangente, em parceria com uma Universidade. Já em um segundo momento, também acontecerá uma oficina de inclusão e diversidade na dança. Ambas as agendas são um trabalho conjunto da AFG com o curso de graduação em Dança da FURB, o único do no estado de Santa Catarina.

Um dos pontos altos da programação será no dia 25 de Julho, Dia da Imigração Alemã no Brasil. A partir das 19h30, uma solenidade, com autoridades e personalidades marcará o bicentenário dos imigrantes dos povos germânicos em terras brasileiras.

Para todas as idades.
Para os grupos infantis, além das apresentações da dança, jogos, brincadeiras, oficinas integram o Kindertanz. Para o público da terceira idade, o Encontro de Dança Sênior tem espaço na agenda.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. A cidade de Pomerode foi a escolhida para receber o evento em função de ser sede de um dos grupos folclóricos mais antigos da região do Vale do Itajaí e pela própria estrutura que a cidade oferece.

A Associação Folclórica Germânica do Médio Vale do Itajaí – AFG, foi criada em 1993 com a finalidade de promover a integração entre os grupos da região de Blumenau. Atualmente possui um papel fundamental no aspecto folclórico atuando de forma unificada nos mais diversos eventos da cidade e região.
O TANZ Internacional é uma realização da AFG com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e tem como incentivadores a CartonDruck – Eco Blu – Confecções – Berlanda – Netzsch – Perfor e Karsten.
Os agradecimentos também aos parceiros institucionais: UniSenai, Furb e Prefeitura Municipal de Pomerode.
A programação completa está disponível no Instagram no endereço @tanzempomerode

História da AFG
Em 1984 aconteceu em Blumenau a primeira edição da Oktoberfest. Neste mesmo ano nascia também, junto ao Centro Cultural 25 de Julho, o mais antigo grupo de danças folclóricas alemãs em atividade na cidade, o Blumenauer Volkstanzgruppe. Este foi um marco na história cultural da cidade e de toda a região do Médio Vale do Itajaí. O idealizador deste grupo, senhor Harold Letzow, foi grande incentivador destes dois projetos, vindo a ser o embaixador da Oktoberfest.
E a ideia do grupo de danças folclóricas alemãs tanto deu certo que muitos grupos foram sendo formados a partir deste. Em diversas sociedades da cidade foram sendo criados novos grupos, em geral por ex-integrantes deste primeiro, proporcionando a sempre mais pessoas participarem deste trabalho que reúne a alegria de dançar e o prazer de estar com amigos. O Grupo Folclórico Teutônia, junto a Sociedade Esportiva Ipiranga, foi o primeiro deles, fundado em 1987 sob a organização do senhor Friedrich Ideker. Após, no ano de 1988 surgem o Grupo Folclórico Germânia, hoje sediado na Sociedade Recreativa e Cultural Fortaleza-Tribess e o Freiheitstanzgruppe, no Clube de Caça e Tiro Velha Central.
Paralelamente, surge no ano de 1987 na Itoupava Central, o Eintrachtvolkstanzgruppe firmando mais um berço da cultura alemã naquela parte do município. Os desdobramentos continuaram e como consequência deste processo, sentiu-se a necessidade de reunir os grupos dentro de uma entidade central. Assim surgiu em 29 de novembro de 1993, a Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí – AFG, tendo como grupos fundadores o Blumenauer Volkstanzgruppe, Grupo Folclórico Teutônia, Freiheitstanzgruppe, Grupo Folclórico Germânia, Eintrachtvolkstanzgruppe, Volkstanzgruppe Grünes Tal, Freundschaft Volkstanzgruppe e Volkstanzgruppe Kreuz des Südens.
A AFG foi criada com a finalidade de fortalecer a integração dos grupos da região de Blumenau-SC e se fazer forte como entidade mantenedora cultural. Possui um papel fundamental no aspecto de incentivo à dança folclórica atuando de forma unificada nos mais diversos eventos da cidade e região. Agrega hoje 19 grupos entre as categorias infantil, juvenil, adulto e sênior em um total de aproximadamente 800 folcloristas.

Para mais informações e entrevistas
João Paulo Wust – Presidente da AFG e da Comissão Organizadora doTanz Internacional
47 9 9991 1231

WhatsApp Image 2024 07 09 at 16.35.39 1
IHNA Erlangen, da Alemanha, e o INA Goleniów em Indaial! 3

Você não pode copiar conteúdo desta página