INDAIAL – O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Indaial (Sinserpi) confirmou que os servidores municipais realizarão uma paralisação no próximo dia 8 de julho de 2024. A decisão foi comunicada ao prefeito André Moser, após uma pesquisa interna com 468 servidores, na qual a maioria optou pela paralisação de duas horas.
A paralisação ocorrerá das 8h às 10h, e tem como objetivo pressionar o Executivo Municipal para a implementação de um calendário de estudos, visando a reestruturação dos cargos de todos os segmentos do município que não foram contemplados na Lei 6372/24. O sindicato requer que esses estudos sejam organizados com a participação de seus representantes, dos secretários de cada pasta, do chefe de gabinete e de dois representantes de cada cargo existente no município.
A presidente interina do Sinserpi, Dayana Trives Oening da Silva, destacou em nota asssinada a importância de avançar na reestruturação dos cargos e carreiras, especialmente para os profissionais da educação, cujo progresso vertical deve ser atrelado a essa reestruturação. Segundo ela, a reestruturação não pode ser aprovada no período eleitoral previsto no Art. 73, inc. VIII, da Lei 9504/1997, o que exige um planejamento antecipado.
O sindicato argumenta que, ao promover um calendário de estudos entre os próprios servidores, haverá economia e maior agilidade na contratação futura de uma empresa especializada para elaborar o plano de cargos, carreiras e remunerações. Esta empresa, assim, poderia focar nas orientações necessárias para o enquadramento dos servidores e na progressão funcional, lotação e remoção.
A paralisação de duas horas será suspensa caso o Executivo Municipal concorde em atender as demandas do sindicato e auxiliar na organização do cronograma de estudos para a reestruturação de cargos e salários-base.

A iniciativa do Governo de Indaial, que já realizou a reestruturação de alguns cargos com a aprovação da Lei 6372/24, é vista pelo sindicato como um passo positivo, mas insuficiente para atender todas as necessidades dos servidores.
O Sinserpi reforça seu compromisso em colaborar com o Executivo Municipal para encontrar uma solução que beneficie todos os envolvidos e melhore as condições de trabalho dos servidores públicos de Indaial.
Texto: jornalistica Judson Lima