INDAIAL – A Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais (PEAL) em Indaial, sob a coordenação de Jéssica Aline Galdino Muscopf, tem sido um farol de esperança para muitas crianças em situação de vulnerabilidade na região. Fundada em 08 de março de 2014, a PEAL é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) dedicada a oferecer um espaço seguro e educativo para crianças de 6 a 11 anos durante o contraturno escolar vespertino.
Em um contexto onde muitas famílias enfrentam a necessidade de trabalhar fora de casa, a PEAL surge como uma resposta vital, fornecendo cuidado e apoio emocional para as crianças, mitigando os riscos de exposição a atividades inadequadas e perigos sociais das ruas. Diariamente, a instituição atende 54 crianças, proporcionando uma ampla gama de atividades educativas e de lazer, além de suporte na realização das tarefas escolares.
O modelo de mentoreamento adotado pela PEAL visa não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o crescimento pessoal e emocional das crianças. Por meio de práticas esportivas, brincadeiras, aulas de música e atividades manuais, a instituição busca promover o desenvolvimento de habilidades interpessoais, cognitivas, sociais e espirituais. Além disso, o ensino baseado em princípios cristãos, éticos e morais visa fortalecer os valores fundamentais nas crianças, enquanto projetos de prevenção ao abuso sexual infantil e uso de drogas e álcool visam protegê-las de ameaças externas.
Destaca-se o impacto positivo do projeto de prevenção ao abuso sexual infantil realizado pela PEAL em parceria com o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), há três anos. Por meio de atividades lúdicas e educativas, a instituição abordou questões delicadas relacionadas à proteção das crianças, promovendo o diálogo e a conscientização tanto entre os alunos quanto entre suas famílias.

Com base nessa experiência e na crescente necessidade de enfrentar a violência sexual infantil em sua comunidade, a PEAL lançou recentemente um segundo projeto. Este consiste em palestras de prevenção à violência sexual infantil dirigidas aos pais e familiares dos alunos das Escolas Municipais de Indaial, bem como às comunidades nos arredores das escolas. A iniciativa, realizada em parceria com diversas entidades e órgãos governamentais, visa disseminar informações essenciais e promover a conscientização sobre um tema urgente e muitas vezes negligenciado.
Diante do aumento alarmante de casos de violência doméstica e abuso sexual na região, a PEAL reforça a importância de um compromisso contínuo e coletivo na proteção das crianças. Além de oferecer apoio às vítimas e suas famílias, é fundamental trabalhar na prevenção e na conscientização, construindo uma rede de proteção sólida em toda a comunidade.
A PEAL em Indaial expressa sua disposição em compartilhar suas experiências e projetos com outras instituições e a sociedade em geral, na esperança de que juntos possamos criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as crianças.
Contato para mais informações: Associação dos Programas Educacionais e Assistenciais (PEAL) Rua Campinas, 384 – Bairro Benedito, Indaial Telefone: (47) 3394-1521.
Texto:jornalista Judson Lima