Encontro reúne profissionais envolvidos no Projeto de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Projeto de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
de Indaial
Projeto de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de Indaial

INDAIAL – Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Educação de Indaial, por meio da Coordenação Pedagógica e Equipe de Apoio Especializado, promoveu um encontro sobre o Projeto de Transição “Meu Mundo no meu Tempo” da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de 2024. O evento aconteceu no Galpão das Artes da FIC e foi ministrado pelos psicólogos, Aldiney R. de Melo e Jonathan C. Back.

O movimento envolveu pedagogos das UEIs e escolas, professores do 1º ano do Ensino Fundamental e do último ano da Educação Infantil. Também contou com a presença de representantes de algumas escolas estaduais.

O projeto tem como objetivo possibilitar a continuidade da aprendizagem, minimizando o efeito da passagem para a nova etapa da Educação Básica às crianças da Educação Infantil. Ainda visa promover a adaptação ao novo espaço, à nova rotina e às novas relações de maneira gradativa para as crianças e também para as famílias.

No contexto educacional, compreende-se que a transição da criança da etapa da Educação Infantil para o Ensino Fundamental também implica numa mudança na forma de ser ou de estar. Portanto, requer uma proposta de acolhimento que considere esse processo, possibilitando a continuidade das aprendizagens. Assim se torna necessário possibilitar que esse caminho entre uma fase e outra aconteça de forma tranquila e gradativa, estreitando a relação entre criança e estudante.

O projeto-piloto iniciou em 2018 com um programa de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de aproximar o compartilhamento de vivências entre as duas etapas, tendo como linha estruturante a Literatura. Esse movimento foi realizado com a parceria do Instituto Federal Catarinense.

Posteriormente, a transição ocorreu com ações implementadas em algumas Unidades de Educação Infantil – 5 anos (Pré-Escola) e turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, resultando significativamente no processo de aprendizagem e de adaptação das crianças nos espaços educativos. Diante desses resultados, foi proposta a continuidade e ampliação deste trabalho para os anos subsequentes.

Você não pode copiar conteúdo desta página