INDAIAL – Em uma reviravolta política, Lúcio Vanderlinde formalizou sua saída do Partido Liberal (PL) em Indaial. Em comunicado ao presidente do diretório municipal, Clerio Ribeiro, Vanderlinde deixou claro seu descontentamento, referindo-se ao PL como um “puxadinho da esquerda” em suas redes sociais.
Apesar de não ter mencionado explicitamente a citação em sua carta de desfiliação, a publicação de Vanderlinde nas redes sociais acusa o partido de Indaial de ter inclinações políticas contrárias à direita, descrevendo-o como uma extensão ideológica da esquerda.
Clerio Ribeiro, presidente do diretório municipal, respondeu às acusações afirmando que o PL é um partido receptivo, porém discordou veementemente da classificação feita por Vanderlinde, chamando-a de leviana. Ele destacou sua própria orientação política de direita e enfatizou a conclusão do processo de saída de Vanderlinde do partido.
Na carta de desligamento, Lúcio Vanderlinde expressou seus princípios fundamentais, incluindo confiabilidade, honestidade, ética, lealdade e integridade. Além disso, manifestou gratidão ao Presidente Bolsonaro por despertar sua consciência política e fez menção ao apoio recebido de figuras políticas como o ex-deputado Coronel Armando e a deputada Ana Campagnolo.
O ex-membro do PL destacou sua atuação em prol do partido durante as eleições de 2020 e 2022, mencionando sua filiação recente em abril de 2023. No entanto, Vanderlinde mencionou uma mudança de rumo ao observar uma suposta tomada de poder no PL Indaial por um grupo com histórico ligado à esquerda, o que teria levado à incompatibilidade com seus valores ideológicos.
Vanderlinde lamentou a situação e enfatizou que sua decisão não foi pessoal, mas em consonância com outros membros do Movimento de Direita na Região. Ele defendeu a priorização dos valores da direita em detrimento de projetos pessoais ou de poder dentro do partido.
Encerrando sua carta de desligamento, Vanderlinde declarou que sua permanência no PL Indaial seria contraproducente para os valores e ideais que defende, despedindo-se com gratidão e respeito aos membros da verdadeira direita e encerrando seu ciclo no Partido Liberal.