MPSC inaugura nova sede em Timbó

Foto:MPSC
Foto:MPSC

TIMBÓ – O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está atendendo em novo endereço em Timbó, no Médio Vale do Itajaí. O novo Fórum da comarca foi inaugurado no final da tarde desta terça-feira (24/10) e as três Promotorias de Justiça ocupam o terceiro andar do local. A partir de agora, os cidadãos de Benedito Novo, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho e de Timbó podem procurar o MPSC na rua Honório Tonelli n.177, Bairro das Nações.  

Os quatro municípios da comarca têm juntos aproximadamente 70 mil habitantes. Só no período que vai de outubro do ano passado a outubro deste ano, o MPSC atendeu uma média de 35 pessoas por mês, que ganham agora um espaço mais amplo é ainda mais adequado para atendimento. A nova sede da Instituição conta com uma sala de reuniões, copa, e mais duas salas que futuramente poderão ser usadas por mais duas Promotorias de Justiça que já estão previstas, além do Serviço Social.  

IMG 2538
Foto:MPSC

“É um dia de celebração, porque está sendo entregue hoje, pelo Poder Judiciário à sociedade de Timbó e ao Ministério Público, um prédio extremamente adequado, moderno, onde a instituição pode trabalhar com independência e vai atender com excelência a todas as atividades inerentes. E quem ganha com isso é sociedade, que vai poder ter um espaço reservado para ser atendida, na área da infância, na área do serviço social. Enfim, o Ministério Público vai estar mais bem equipado e os servidores muito mais motivados para cumprirem a sua missão definida pela Constituição Federal”, destaca o Procurador-Geral de Justiça Fábio de Souza Trajano.   

No uso da palavra durante a inauguração do novo Fórum, o Coordenador Administrativo das Promotorias de Justiça da Comarca de Timbó, Alexandre Daura Serratine reforçou que o novo espaço amplia o atendimento e oferece maior qualidade no trabalho à comunidade, que agora tem um ambiente compatível, para que sejam atendidas suas necessidades jurídicas.   

“Nós efetuamos atendimento sensível, com crianças, pessoas vítimas de abuso sexual, e no antigo fórum, não tínhamos nenhum espaço com privacidade para atender esses tipos de ocorrência, pela estrutura que era oferecida. Não havia acessibilidade.  O novo fórum é um salto gigantesco. Mudou a realidade. Havia necessidade de uma estrutura assim, pela demanda que a região apresenta. Muito mais do que uma conquista material, o espaço representa o fortalecimento de uma casa, que tem como missão acolher a todos. E um ambiente adequado de trabalho, repercute diretamente na qualidade do serviço prestado por todos aqueles que desempenham a função de promover a Justiça”, afirma o Promotor de Justiça. 

“Os novos padrões das nossas edificações serão assim daqui para frente. O Ministério Público atuando no mesmo prédio junto com o Tribunal de Justiça para facilitar exatamente, o trabalho tanto dos Promotores de Justiça quanto da Magistratura, para que a comunidade tenha no mesmo lugar, a prestação de ambos os serviços”, declara o Desembargador Altamiro de Oliveira, Presidente em exercício do TJSC. 

Espaço ampliado e sustentável para atender o cidadão  

IMG 2537
Foto: MPSC

O Poder Judiciário e o MPSC atendiam até 23 de outubro, no antigo fórum, no centro de Timbó, que foi inaugurado em 1977, e que se tornou incompatível com a demanda processual dos quatro municípios que compõem a comarca.  

O prédio que abriga o novo fórum conta com 6.277,21 metros quadrados de área construída, onde vai funcionar a 1ª e 2ª Vara Cível e a Vara Criminal da comarca e também a área exclusiva do MPSC. No total, a edificação tem quatro andares e uma construção diferenciada. Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a obra tem aspecto sustentável, com a escolha de produtos de alta durabilidade, baixo custo de manutenção e que promovem redução dos impactos ao meio ambiente. 

O prédio foi projetado para aproveitar ao máximo a iluminação natural, ventilação, reaproveitamento de água da chuva e tem cobertura verde, para diminuir o calor interno. Também foi projetado para atender os requisitos de acessibilidade. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – Regional Blumenau/Joinville.

Você não pode copiar conteúdo desta página