INDAIAL – A Secretaria de Educação de Indaial promoveu no último sábado (08), a inauguração da Quadra Comunitária “Erich Leonhardt Geissler”, anexa à EBM Encano Central, localizada na rua Reinhold Schroeder, 8.220.
A cerimônia oficial contou com a presença de autoridades, entre elas do prefeito André Moser; secretário de Educação, Márcio Selhorst; vereadores; diretor da Escola, Vitor Dietrich; profissionais, alunos e pais da instituição; familiares do senhor Erich; servidores públicos e comunidade.

Na solenidade a fanfarra da EBM Encano Central fez uma linda apresentação. Como forma de homenagear a família do senhor Erich, o diretor da Escola, Vitor Dietrich, entregou flores para o filho, Eril Geissler.
Posteriormente, a escola promoveu o “Arraiar do Encano Central”, que contou com apresentações culturais, comidas típicas, brincadeira e diversão.
Sobre a obra
A obra contemplou a construção de uma quadra poliesportiva com dimensões de 30,10m x 17,00m, além de fechamento lateral do espaço, pintura do piso com demarcação esportiva, sistema de iluminação interna e equipamentos esportivos. O investimento, com recursos próprios da Secretaria de Educação, é de aproximadamente R$980mil.
Sobre o homenageado
Erich Leonhardt Geissler nasceu no dia 20 de setembro de 1920 na cidade de Indaial, era filho de João Geissler e Mathilda Geissler, domiciliados no bairro Encano Central. Erich casou-se com Herta Geissler e os dois seguiram os passos da família de Erich, dedicando sua vida à lavoura.
Sua história com a Escola Básica Municipal Encano Central iniciou logo nos primeiros anos de vida, quando frequentava a Escola Isolada Encano Central, que ficava localizada na Rua Lorenz, do outro lado do Ribeirão Encano.
Naquele tempo, as famílias que residiam na então rua Reinhold Schroeder enfrentavam muita dificuldade para que as crianças pudessem chegar até a escola, visto que o que existia era apenas uma pequena ponte pênsil pela qual elas atravessavam.
Devido a muitas enchentes que aconteciam na região, viu-se a necessidade de realocar a Escola Isolada Encano Central, que, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, buscou a ajuda da comunidade do bairro para conseguir um espaço ideal.
Foi então que em 11 de fevereiro de 1966 o Sr. Erich Leonhardt Geissler e sua esposa Herta Geissler firmaram junto aos representantes do Ministério Público da época a “Escritura Pública de Doação” do terreno para a construção da nova Escola Isolada Encano Central, que ainda hoje permanece em atendimento. Passaram-se onze anos e o Sr. Erich veio a falecer em sua residência no dia 5 de maio de 1987.
No ano de 2005, a então Escola Estadual Encano Central passou a se chamar Escola Básica Municipal Encano Central.