INDAIAL – De 6 a 10 de março, estudantes e profissionais da EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai intensificaram as discussões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente com a realização da 2ª Semana do ECA na Escola. O projeto envolveu todas as turmas de 1º ao 9º ano com atividades relacionadas aos artigos 5º, 13º, 14º e 18º do Estatuto – Lei Federal nº 8.069/1990.
Uma das ações realizadas foi a apresentação de vídeos sobre cada artigo da Lei, posterior reflexão com as turmas e construção de parágrafos coletivos da síntese levantada pelos alunos.
As reflexões versaram sobre o entendimento do que é negligência; que tipos de violência devem ser denunciadas aos órgãos competentes; se já presenciaram maus-tratos em sua família; se os castigos podem ser aplicados às crianças ou adolescentes; sobre diferentes castigos; se a unidade de saúde do bairro atende às necessidades da família; qual a importância de manter as vacinas em dia; qual o papel da família com a proteção de seus filhos; de que forma o Conselho Tutelar auxilia a criança e o adolescente em situações de violência; o que os alunos entendem por situações constrangedoras.
Ainda foi ministrada uma palestra para pais e professores no período noturno da escola sobre “Violência na Infância” com representantes do Conselho Tutelar e Creas.
Como finalização do projeto, cada turma desenvolveu um cartaz coletivo sobre o que os alunos refletiram durante a semana através de registros como frases, palavras, colagem, desenho, entre outros. Os materiais foram expostos na escola como forma de realizar uma grande síntese dessa abordagem.
“Esse é o segundo ano que realizamos esse trabalho na escola. Uma importante semana de estudos com todos os professores e alunos envolvidos, além dos pais que recebiam as informações do que estava sendo trabalhado na escola e os links dos vídeos. Pretendemos continuar com o projeto, fazendo novas discussões sobre a prevenção dos direitos e deveres das nossas crianças”, comenta o diretor da Escola, Jairo Gebien.