Rodeense e mais seis postulantes serão acolhidos no Noviciado 2023 em Rodeio

Foto: Judson Lima/Vale do Itajaí Noticias
Foto: Judson Lima/Vale do Itajaí Noticias

RODEIO – O rodeense Victor Gomes Franz de 19 anos, morador do bairro Rio Morto, é um dos sete postulantes que serão acolhidos da turma do Noviciado de 2023 da Província da Imaculada Conceição do Brasil, neste domingo, dia 15 de janeiro, pelo Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira durante a Celebração, às 6h30, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). Os outros postulantes são: Cristian dos Santos Lopes de Paraíba do Sul-RJ ; Felipe Fernando Noronha de Capão Bonito -SP;  Gabriel Sperança Goschel de Cordilheira Alta-SC; Gilson Ramos de Oliveira de Aribondo – AL ; Matheus Querino de Itajai- SC e o argentino Rodrigo Mina que é da cidade de Buenos Aires.

Durante a celebração de Ano Novo na Capela de São José, localizada no bairro Rio Morto, o frei Josemberg Cardozo Aranha, fez referencia ao jovem Victor, que foi bastante aplaudido e recebeu apoio da comunidade presente na missa.

Victor é filho do casal Soeli da Silva Gomes e Orlando Franz.

Os postulantes

novicos 1280 1
Noviços de Rodeio

 

Antes de chegarem a Rodeio, os candidatos fizeram  a etapa do Postulantado. Os brasileiros no Postulantado Frei Galvão, de Guaratinguetá (SP), e o argentino na Província São Francisco Solano, na Argentina. Segundo os documentos da Ordem, esses jovens farão um “período de formação mais intensa” em Rodeio, tendo como objetivo “fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade” (Constituições Gerais da Ordem, art. 152).

Um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da admissão dos noviços é a veste do hábito franciscano, que o candidato recebe das mãos do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e do mestre Frei Samuel Ferreira de Lima. Ali mesmo, durante a celebração, ele se veste e passa a ser chamado de Frei. Este hábito é provisório durante o ano de Noviciado, já que o definitivo o noviço receberá quando fizer a Primeira Profissão, no término deste “ano de provação”.

Durante o ano, os noviços intensificam a vida em comum, entre eles e com a Fraternidade Formadora da casa –  Frei Josemberg Cardozo Aranha, guardião e vice-mestre; Frei Samuel Ferreira de Lima, vigário da casa e mestre; Frei Miguel da Cruz, pároco; Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial; e Frei José Bertoldi, atendente conventual -, e participam também de algumas atividades na própria comunidade paroquial e de celebrações em outras casas franciscanas da região.

Esta será a 123ª turma do Noviciado de Rodeio.

 

*Com informações Província Franciscana 

Você não pode copiar conteúdo desta página