INDAIAL – Durante recebimento de homenagem à escritora Edltraud Zimmermann Fonseca pelos 30 anos do Livro “Indaial. Cidade das Plantas e das Flores”, também ocorreu no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura o lançamento de livro “Outros Olhares sobre Indaial”, que leva a assinatura da escritora alvo de homenagens na noite desta quinta-feira (27).

O lançamento do livro “Outros Olhares sobre Indaial”, ocorreu em formato físico e ebook. Luiz Cláudio Altenburg, que é o organizador da obra, apresentou um site no qual o ebook poderá ser lido e baixado. No portal haverá ainda informações sobre os autores participantes do livro.
Sobre Edltraud Zimmermann Fonseca

Brasileira, nascida no Braço do Baú, localidade de Ilhota, foi ainda pequena para o Rio de Janeiro, levada por sua tia Lolita que a criou e educou, onde fez seus primeiros estudos. Em 1956 mudou-se pra São Paulo, onde se casou em 1962 com Nilton Soares Fonseca, tendo cinco filhos. É formada em técnica de jornalismo, taquigrafa, datiloscopista formada na Escola de Polícia Técnica de São Paulo. A partir de 1981, quando de sua aposentadoria como economiária, iniciou sua carreira de escritora já com 23 títulos editados e participações em vários jornais do País, em coletâneas nacionais e internacionais. Viúva, em 1986 voltou para sua terra natal, agora para o município de Indaial, onde em 4 de maio de 2001 recebeu o título de “Cidadã indaialense “ e em 24 de outubro de 2014 tomou posse da cadeira 03 da Academia de Letras do Brasil – Seccional Indaial.
Na década de 1980 foi membro da UBE de São Paulo, tem participações na Bienal do Livro, uma delas com a Edições Paulinas na obra “Portas que se Abrem”. Também teve uma de suas obras adaptada para a telenovela da Rede Globo de Televisão “Jornada de Amor”, em 1982.
Foi homenageada em três ocasiões em Brasília, sendo laureada com as Medalhas Revista Brasília de Brasília, Medalha D’Almeida Vitor e Medalha do Centenário de Juscelino Kubitschek na mesma década, em 1990.
Em 2000 a radialista Cristina Laemmel a convidou para apresentar um quadro no programa diário na Rádio Clube de Indaial, com o título “Mulheres”, levando ao conhecimento dos ouvintes histórias de mulheres que tiveram projeção mundial. Contribui com crônicas mensais nas conceituadas revistas: “Revista Escritores do Brasil e Suplemento Literário a Ilha”, ambas do escritor Luiz Carlos Amorim.
Sobre o Livro “Outros Olhares sobre Indaial”

Organizado por Luiz Cláudio Altenburg, historiador da Fundação Indaialense de Cultura, Outros Olhares sobre Indaial foi uma proposta na qual dez autores, a convite de Luiz Cláudio, produziram textos sobre a história e a geografia de Indaial, focalizando assuntos pouco explorados pela historiografia indaialense ou propondo outros olhares sobre os seus respectivos temas. Os autores, na escrita dos capítulos, trouxeram fatos, manusearam fontes e levantaram questões, numa linguagem para leitores de várias idades, acadêmicos ou não. Em comum entre eles, o gosto pela história, a seriedade com a pesquisa e o desejo de contribuir com a historiografia indaialense.
Nos dizeres da professora e historiadora Cíntia Régia Rodrigues, que fez o prefácio, “a presente obra interessa a um grupo heterogêneo de leitores e leitoras, uma vez que diversos profissionais socializam suas pesquisas, com diferentes temas, apresentando a cidade de Indaial, lançando olhares singulares a ainda instigando novos estudos”. Ainda segundo Cíntia, “os escritos reunidos exprimem os interesses de pesquisa dos autores, mesclando diferentes tempos históricos e fontes, sejam escritas, visuais, orais e arte tumular”.

“Que esta publicação inspire e sirva de convite para pesquisadores e estudiosos a também escrever sobre esses e outros temas, trazendo novas hipóteses, contribuindo com seus olhares, porque cada autor tem um olhar diferente”, pontua Luiz Cláudio Altenburg.