BLUMENAU – O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) empossou na última sexta-feira, dia 25, novos membros. Os representantes governamentais e não governamentais irão compor a Gestão 2022-2024.
O Conselho é um órgão de deliberação coletiva, criado por lei municipal, estadual ou federal, em que participam as organizações governamentais junto com a sociedade civil organizada. São órgãos colegiados permanentes, paritários e deliberativos, com o dever de formular, supervisar e avaliar as Políticas Públicas.
“A posse do novo conselho contribui para revitalizar as forças das discussões de uma Política Pública fundamental na cidade, que é a inclusão da pessoa com deficiência. Temos várias ações em andamento e projetos que passam pela discussão e orientação do Conselho que norteia a Política no município”, relata o prefeito Mário Hildebrandt.
Após a cerimônia de posse, os membros participaram da 1ª Plenária para elegerem a Mesa Diretora do Conselho. A mesa é composta por Coordenador Geral, Vice-Coordenador e Secretário.
COMPED
O Conselho tem por objetivo garantir o controle social e a participação popular no planejamento, discussão, elaboração, implementação e avaliação das Políticas Públicas voltadas às pessoas com deficiência no município. Ao todo o conselho é composto por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo nove representações governamentais e nove não governamentais.
Confira a composição da Mesa Diretora:
Coordenador Geral: Aníbal Giovani Manetta, representante da Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu)
Vice-Coordenadora: Lilian Patricia Threiss, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes)
Secretário: Rodnei da Silva, representante da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu)