SANTA CATARINA – A SC-108 sofreu novo deslizamento de terra no km 34, em Guaramirim, Norte do estado, na tarde desta quarta-feira (5) e foi interditada, informou a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O trecho é o mesmo liberado há menos de um mês pela Defesa Civil após vistoria e onde há quase um ano ocorreu outro deslizamento., informou o G1 SC

De acordo com a PMRv, o desmoronamento de terra ocorreu por volta de 12h30. O deslizamento ocorreu após chuvas intensas na região. A terra está instável no local, conforme a PMRv.
A Defesa Civil informou que na localidade de Morro do Schmidt, em Guaramirim, família foram retiradas das casas de forma preventiva, pois há risco de deslizamento de uma encosta. Em fevereiro de 2019, houve deslizamento nessa mesma região e imóveis precisaram ser interditados.
A Defesa Civil de Guaramirim e a representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura em Joinville, também Norte do estado, entraram em consenso e decidiram pela interdição temporária do local. Uma nova avaliação deve ser feita quando o tempo permitir.
A polícia recomenda que os motoristas procurem caminhos alternativos para se deslocarem entre o Vale do Itajaí e o Norte do estado, como as rodovias BR-470, BR-101 e SC-415.
Em Guaramirim, choveu 155 milímetros em 72 horas. O esperado para o mês, segundo a Epagri/Ciram, é entre 210 e 230 milímetros. A Defesa Civil afirmou que deve chover mais 80 milímetros nos próximos dias na cidade.
Liberação e nova interdição
Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina afirmou que o deslizamento ocorreu por causa de uma “falha no pavimento existente no entorno da obra que está em andamento”. A SC-108 foi desinterditada provisoriamente em 14 de janeiro deste ano após uma vistoria da Defesa Civil.
O órgão, porém, havia afirmado na época que o trecho poderia voltar a ser fechado caso os índices de chuva fossem altos e colocassem em risco a segurança dos motoristas. Apesar da desinterdição, as obras no local continuam até março.
Ainda na nota enviada na noite desta quarta, a Defesa Civil afirmou que foi necessário deslocar um poste da Celesc, que estava no km 34.
A Defesa Civil disse ainda que, apesar da chuva, as obras na SC-108 continuaram em janeiro e que 60% do aterro necessário na parte inferior foi finalizado. O órgão também afirmou que acompanha os trabalhos.