Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

6ª Caminhada Encantos do Vale reuniu 1.400 participantes em Indaial

As Caminhadas na natureza são importantes para o desenvolvimento do turismo sustentável, incrementam a economia dessas áreas e proporcionam ao caminhante a prática esportiva que traz bem-estar

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – As belezas naturais e históricas do Encano Central emolduraram o passeio de 1.400 pessoas na 6ª Caminhada Encantos do Vale, realizada no domingo, 29. Aproximadamente 50% dos caminhantes eram de fora da cidade, vindos dos municípios de Timbó, Blumenau, Jaraguá do Sul, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Benedito Novo, Balneário Camboriú, Abdon Batista, Rio dos Cedros, Rodeio, Pomerode, Luiz Alves e Joinville, além do estado do Paraná.

Foto:Reprodução

A Caminhada teve início às 8h, totalizando um percurso de 11,7 Km com ponto de saída do Clube de Caça e Tiro Encano Central. Ao longo do passeio, os participantes encontraram placas interpretativas em pontos de relevância histórica e cultural do bairro, como casas enxaimel, igreja, ponte e clube de caça e tiro, contendo o histórico das edificações. Algumas apresentações musicais também foram organizadas pela comunidade e pelos alunos da EBM Encano Central através do Projeto SensibilizArte da FIC. Quem esteve presente ainda pôde conferir e comprar produtos coloniais direto dos produtores do Encano.

A Caminhada contou com três pontos de apoio para banheiro, quatro de água e dois de frutas. A organização agradece aos moradores que cederam seus terrenos para os pontos de apoio: Hercílio Reiter, Luciano Pachuczki, Norberto e Precila Seiddel e Eco Recanto.

A 6ª Caminhada Encantos do Vale foi organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e a Fundação Municipal de Esportes. Contou com apoio do Anda Brasil; Conselho Municipal de Turismo; Associação de Moradores do Encano; Eco Recanto; Demuttin; Secretarias de Obras, Urbanização e Meio Ambiente e Saúde; Fundação Indaialense de Cultura; DeMolays; Bombeiros Voluntários, além de servidores de diversos setores da Prefeitura que auxiliaram na validação das inscrições, estacionamento, condução da caminhada e recepção dos caminhantes.

O Clube de Caça e Tiro Encano Central também foi parceiro com toda sessão do estacionamento, estrutura, realização do café rural e uso dos banheiros, assim como a Uniasselvi com distribuição de squeezes para todos os participantes da caminhada e Sicoob com sorteio de prêmios e brinde para os caminhantes.

As Caminhadas na natureza são importantes para o desenvolvimento do turismo sustentável, incrementam a economia dessas áreas e proporcionam ao caminhante a prática esportiva que traz bem-estar, contato com a natureza, valorização das áreas rurais, conscientização ambiental e das edificações históricas do local. Assim, a ação foi ao encontro da nova marca de Turismo intitulada “Indaial na Rota da Natureza”.

Para os técnicos da Coordenadoria, com as avaliações recebidas dos caminhantes a organização tem melhorado a cada ano para fornecer uma experiência positiva aos moradores, visitantes e turistas que participam das caminhadas. Eles ainda ressaltam que a 6ª edição foi um evento que envolveu toda a comunidade do Encano, os moradores receberam bem os turistas e visitantes e sem o apoio deles não seria possível realizar uma caminhada dessa magnitude.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.