Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

A 57ª edição dos Jogos Abertos de SC começa nesta sexta-feira em Lages

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

ESPORTES – A cidade de Lages, na Serra catarinense, sedia a partir desta sexta-feira, 3, a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A abertura oficial da maior competição poliesportiva do Sul do país ocorrerá a partir das 20h, no ginásio de esporte Jones Minosso, com entrada gratuita. Os Jasc envolverão mais de 4 mil atletas de 96 municípios, e cada delegação deverá estar representada na solenidade por, no mínimo, cinco integrantes.

A cerimônia de abertura está sendo organizada pela Fundação Cultural de Lages. Mais de 500 pessoas foram envolvidas, e 30 ensaios realizados. Nomes e atrações da abertura são preservados pela Comissão Central Organizadora. O que se pode contar, segundo o superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, é que Lages será o centro das atenções da solenidade.

“O que tentaremos passar é uma forma diferente de abrir os Jogos, de uma forma simples, é claro, mas dando importância à nossa comunidade e às pessoas que fazem uma Lages mais ativa. Está sendo um trabalho que compreende toda a prefeitura, mas também voluntários que querem marcar passagem nesses Jogos”, ressalta.

Os Jasc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte e em parceria com a prefeitura. “Queremos fazer os melhores Jasc dos últimos anos”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. O governo do Estado investiu R$ 2,5 milhões no evento. Os recursos foram investidos em melhorias e recuperação das estruturas esportivas, além de preparativos da cidade para receber os Jasc, como decoração da cidade e dos locais de competição.

Os ginásios Ivo Silveira e Jones Minosso, por exemplo, receberam melhorias em suas estruturas físicas, como reformas nos banheiros e vestiários, revisão do sistema hidráulico e elétrico, recuperação das quadras esportivas e pinturas. Um novo barracão foi construído no Estádio Vidal Ramos Junior, as pistas de atletismo receberam melhorias após anos sem investimentos e, para o ciclismo, foi realizada a revitalização da pista de bicicross e construída a nova pista de downhill.

“Além do legado de melhoria das praças esportivas, os Jasc ainda divulgam turisticamente a cidade e promovem entre a população a importância e os benefícios da atividade física”, comenta o secretário Pavan.

Os 57º Jasc preveem a disputa de 26 modalidades com a distribuição de 44 troféus e 543 medalhas. O campeão geral conquistará o troféu que a partir desta edição será transitório. O vencedor ficará com a peça por um mês para exposição na cidade, depois ela retorna para a sede da Fesporte, em Florianópolis. O município que vencer os Jasc por três vezes conquistará o troféu definitivo. A taça tem 90 centímetros de altura, 40 de diâmetro e pesa 22 quilos. Os vencedores de todas as edições estão registrados em pequenas placas colocadas na peça. “É um troféu maravilhoso e uma grande ideia que começará a partir de Lages”, observou o prefeito de Lages, Antônio Ceron.

A disputa do remo dos Jasc já ocorreram no domingo passado. em Florianópolis. em razão de Lages não contar com um local adequado para sediar a modalidade. A Capital dominou a disputa, somando 47 pontos; Blumenau ficou em segundo, com 30; e Chapecó em terceiro, com 27. Por ter contado com apenas sete municípios participantes, um a menos que o mínimo estabelecido nas regras da competição, que são oito, a modalidade não contará para a pontuação geral dos Jasc.

O atual campeão dos Jogos Abertos é o município de Itajaí, que venceu as disputas em 2014, em Itajaí, e em 2015, quando a competição foi realizada nas cidades de Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste. Mas o maior campeão da história ainda é Blumenau, com 41 conquistas desde 1960, quando a competição foi criada por iniciativa do empresário brusquense Arthur Schlösser. Em 2016, os Jasc não foram disputados em razão de um forte temporal que causou sérios danos à cidade e às estruturas esportivas da cidade de Tubarão, município que receberia a competição.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.