Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

37ª Festa Pomerana terá cinco encontros culturais que celebram as tradições germânicas

Grupos folclóricos, bandas e instrumentistas aproveitam a programação na cidade mais alemã do Brasil para troca de experiências

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

POMERODE – A cidade de Pomerode é o símbolo da preservação da cultura trazida pelos imigrantes. E isso fica muito claro na programação da 37ª Festa Pomerana, que vai de 15 a 26 de janeiro de 2020: música e dança protagonizam encontros para trocas de experiências e valorização nas tradições. O público poderá acompanhar tudo de perto.

Foto: Daniel Zimmermann

O diretor de cultura da Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode (SC), André Siewert, destaca que são duas novidades na agenda. “O grande diferencial da Festa Pomerana é a autenticidade das pessoas que se envolvem nela. Todos são apaixonados pela tradição e, quando o assunto é dança ou música, isso fica muito evidente. Por isso, decidimos valorizar ainda mais esses aspectos na programação de 2020”, comenta.

A agenda do Pavilhão Cultural terá:

• Encontro de Grupos Folclóricos: já tradicional na Festa Pomerana, esse evento reúne encantados por coreografias de várias culturas. Para 2020, já estão confirmados, além dos catarinenses, participantes do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e até um argentino. Será no dia 18 de janeiro, das 13h às 17h.

• E se é pra falar em tradição, é impossível não falar do “violino do Diabo”. O Encontro de Tocadores de Teufelsgeige, no dia 19, promove uma curiosa imersão neste instrumento cheio de peculiaridades que encanta moradores e turistas.

• Também no dia 19 de janeiro, mas pela manhã, o espaço recebe o tradicional Culto em Platt, dialeto da língua alemã trazido pelos imigrantes.

• No dia 21, a dança também é a estrela do Pavilhão Cultural. Mas os protagonistas são da melhor idade. Acontecerá pela primeira vez o Encontro de Grupos Folclóricos da Terceira Idade. A programação será das 10h às 18h.

• Outra novidade da 37ª edição é o Encontro de Bandas e Orquestras. No dia 22 de janeiro, musicistas de toda a região terão um dia para trocas de experiências e apresentações em conjunto.

• Um dos instrumentos mais tradicionais tocados pelos imigrantes será celebrado no Encontro de Tocadores de Bandoneon, que acontece em 25 de janeiro na Festa Pomerana. Musicistas de todas as idades participam e promovem um espetáculo único.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.