ASCURRA – A 31ª edição da Olmpíada Interbairros de Ascurra (OLIA) foi oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (25), em uma cerimônia repleta de apresentações culturais, homenagens e simbolismos esportivos. O evento, realizado no Parque Per Tutti, contou com a presença de autoridades , atletas e população ascurrense.
A abertura começou com a entrada da mascote Nona, que animou o público com uma contagem regressiva antes do anúncio oficial do início dos jogos. Em seguida, o Grupo de Dança do Prof. Alex Martins se apresentou, seguido pelo desfile das delegações dos bairros participantes: Estação, São Francisco, Monte Alegre, Vila São Paulo, Ilse e Santa Bárbara, Tamanduá, Guaricanas e Centro, atual campeã.

As bandeiras foram hasteadas a meio-mastro em respeito ao falecimento do Papa Francisco. Os atletas Vitor Valério Santana Martins, do badminton, e Kemilly Yllana Souza de Moura, do vôlei, representaram os competidores no momento cívico, que incluiu a execução do Hino Nacional e do Hino de Ascurra.
As atletas Lívia Rafaela Bogo e Nicole Vitória Correia, campeãs estaduais de vôlei de praia em 2024 na categoria sub-13, fizeram o juramento do atleta, reafirmando o compromisso com o fair play.
Um momento de grande emoção foi a homenagem póstuma a Valmor Marchi, Pedro Moser e Vitor Possamai, personalidades que marcaram a história da cidade. Familiares e representantes dos bairros Centro e Estação receberam as honrarias.

O Festeja Ascurra 2025 também foi lembrado, com a entrega de cheques a entidades beneficentes, incluindo a Associação Per Tutti, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Bombeiros Voluntários da União, Rotary Clube de Ascurra e AMA. Representando o Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores Luigi Quiarelli destacou o momento de integração proporcionado pela OLIA durante seu discursso.
O prefeito Arão Josino e o vice Soires Trentini declararam oficialmente aberta a 31ª OLIA, sendo acompanhados pelos vereadores presentes ao ato . O ápice da cerimônia foi o acendimento da pira olímpica, realizado por professores de Educação Física, simbolizando o início das competições.
Logo após a abertura, ocorreram jogos de futsal e a tradicional disputa de cabo de guerra, vencida pela equipe do Centro. A OLIA segue até 31 de maio, com 22 modalidades em disputa.
Texto: jornalista Judson Lima
Abaixo Assista a Cerimônia de Abertura da OLIA 2025