banner blumenau julho
banner rodeio juh
PlayPause
previous arrow
next arrow

Santa Catarina registrou 515 mortes por Aids, Indaial tem 420 pacientes notificados

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner chutze
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

Hoje sexta-feira (1º) é Dia Mundial de Luta Contra a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em 2016, foram registradas 515 mortes por Aids em Santa Catarina. Ainda conforme a Dive, foram notificados 1.607 novos casos de Aids no estado no ano passado – esse foi o menor número dos últimos dez anos.

O estado tem a segunda maior taxa de detecção de Aids do país, com 31,9 casos a cada 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde. Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul, com taxa de 34,7. A média nacional da taxa de detecção de Aids é de 19,1.

Indaial possui 420 pacientes notificados com Aids

(Fonte:Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)/ OIndaialense/ Foto:Divulgação)

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Indaial, Sabrina de Vargas Souza, há 420 pacientes notificados portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) em Indaial, 319 deles estão em tratamento na rede municipal de Saúde. Ela explica ainda que as cidades de Ascurra e Apiúna integram a unidade dispensadora do município, portanto adquirem os medicamentos necessários no local. Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, nesta sexta-feira, dia 1º, das 9 às 16h, o laboratório municipal estará aberto para que a população faça o teste de HIV, sífilis e hepatites B e C. O laboratório fica na Unidade Heinz Schutz, na rua São Francisco, 250, Centro.

O mundo tem 36,7 milhões de pessoas vivendo com HIV. Pela primeira vez, mais da metade delas – 19,5 milhões – está em tratamento. Os dados referentes a 2016 fazem parte do mais recente relatório do UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/aids, que tem como meta acabar com a epidemia da aids até 2030. Ainda segundo o estudo, no Brasil o número absoluto de novos casos aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado. No mundo, essa taxa sofreu contração de 11%.

você pode gostar também
banner ascurra
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.