Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Releituras de obras estampam muros de escola em Benedito Novo

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BENEDITO NOVO- A Escola de Educação Básica (EEB) Teófilo Nolasco de Almeida, instalada no município de Benedito Novo e pertencente à Gerência Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, desenvolveu com seus alunos um trabalho interdisciplinar que vem sendo elogiado e admirado na região. Além de conhecimento, a atividade proporcionou aulas práticas ao ar livre, diversão e um colorido especial nas paredes da escola.

De acordo com a diretora Nilza Maria Nones, esse projeto diferenciado e interdisciplinar iniciou há quatro anos e teve continuidade em 2017. “Em 2013, os alunos estudaram a biografia de Romero Britto, artista plástico brasileiro, de renome internacional e, em seguida, fizeram releituras das obras e as pintaram no muro da escola. Na época, o trabalho teve boa aceitação dos alunos e contou com o envolvimento de todos os professores, de variadas disciplinas. Por este motivo, resolvemos dar continuidade a atividade”, explicou a diretora.

ADRTimbò/Fotos: EEB Teófilo Nolasco de Almeida

Em 2016, alunos do oitavo, nono ano e do Ensino Médio da EEB Teófilo Nolasco de Almeida estudaram a biografia do artista plástico Luciano Martins, nascido no Rio Grande do Sul, mas que reside em Florianópolis. Após os estudos, foram feitas as releituras das obras, sendo que no primeiro semestre de 2017, os desenhos saíram do papel e foram parar nas paredes da escola.

Além do muro externo, que havia sido pintado durante o projeto em 2013, hoje as releituras de Romero Britto e Luciano Martins também estão no muro do campo de futebol, na parede do bebedouro, no palco e no chão da escola. A pintura mais recente foi a do muro do campo de futebol, feita em julho deste ano, que levou cerca de um mês para ser concluída. “Essas pinturas trazem mais vida para a escola”, ressaltou a professora de Artes, Paula Fernanda da Costa.

Além da disciplina de Artes, esse projeto também envolveu Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, bem como contou com o apoio de todos os professores da escola e o envolvimento de mais de 60 estudantes.

“Nosso objetivo é fazer com que o aluno se sinta cada vez mais parte da escola, que participe das pinturas e, daqui há alguns anos, veja que o trabalho em que ele participou continua estampado nas paredes da escola e que se sinta orgulhoso disso”, comentou o professor de Matemática Vanderlei Norberto Schneider.

Para a professora de Língua Portuguesa e Literatura Janaina Klitzke, esse trabalho em equipe foi uma experiência enriquecedora, tanto para os alunos, quanto para os professores.

Para poder ser executado, o projeto contou com o apoio da direção da escola e da Associação de Pais e Professores (APP). “A ideia é levar esse trabalho adiante nos próximos anos na EEB Teófilo Nolasco de Almeida, bem como incentivar outras escolas a desenvolverem projetos semelhantes”, garantiu a diretora.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.