Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Projeto de Indaial será apresentado em evento sobre Experiências no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – O município de Indaial foi selecionado para apresentar no dia 30 de novembro, em Brasília (DF), no 5º Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, o projeto intitulado “De geração para geração: valorizando a herança cultural”.

A criação desse trabalho é fruto da ação socioeducativa intergeracional que une uma vez por mês o grupo da Paz, formado por 12 crianças com idade entre 8 a 13 anos, e o grupo de atividade física, composto por adultos e idosos.

PMI/Fotos: encontros

Como método principal utiliza-se a contação de história, na qual os idosos relatam suas memórias e vivências, interagindo com as crianças e transmitindo ensinamentos sobre temas diversos. Na sequência é realizada a prática de atividade física com ações recreativas, sempre mesclando ações entre os idosos e as crianças.

O grupo da Paz se reúne semanalmente na Estratégia de Saúde da Família Márcia Maria Andreatta, no bairro Estados. O objetivo é passar para essas crianças valores como respeito, carinho e amor com os seres humanos e o meio ambiente. Já os participantes do grupo de atividade física se encontram duas vezes por semana na associação do mesmo território da ESF.

O projeto foi criado pelas profissionais que conduzem o grupo da Paz, as agentes comunitárias de saúde, Malvina Ribeiro e Maria Teresinha Batista, com o apoio de uma profissional de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Nayara Elmisan Zolet, que conduz o grupo de atividade física.

Entre os resultados obtidos pode-se observar que as crianças compreendem o processo natural do envelhecimento, já que convivem com indivíduos de até três gerações absorvendo com facilidade as possíveis deficiências e dificuldades dessa etapa de vida, e são estimuladas a criarem laços afetivos e mais sólidos com pessoas idosas.

Os idosos, por sua vez, se beneficiam fisicamente já que as interações os convidam ao movimento. No campo psicológico, as vivências possibilitam a troca de conhecimento, e, assim, estimulam os idosos a resgatarem memórias e histórias que constituem suas identidades. Com essa integração os idosos conseguem resgatar o sentido de ficar velho e ter a coragem de mostrar que a primeira coisa pela qual eles devem lutar é pela dignidade em relação ao ser humano.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.