banner blumenau julho
banner rodeio juh
PlayPause
previous arrow
next arrow

Formação para auxiliar educadores no processo de alfabetização em Indaial

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner chutze
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Na última semana, profissionais da Equipe de Apoio Especializado da Secretaria de Educação de Indaial iniciaram um período de formações para professores e orientadores de escolas da rede municipal de ensino. Os encontros acontecem nos próprios espaços educacionais e são relacionados à consciência fonológica e às dificuldades de aprendizagem na área de matemática.

Em uma parceria entre a psicopedagoga e fonoaudióloga da SED, as formações são destinadas a professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, bem como às educadoras do ProMais, AEE e orientadoras pedagógicas. Assim, as palestras acontecem conforme a solicitação e necessidade de cada escola.

Nas formações ministradas pela psicopedagoga da Secretaria de Educação, Maristela Michels Welter, ao trabalhar com o tema “Pensar Lógico”, busca-se minimizar a defasagem escolar, especialmente na parte da escrita e cálculos. Os professores perceberam que as crianças estão apresentando dificuldades em aprender os conceitos matemáticos e, por isso, através da formação, são sugeridas novas maneiras de repassar o conteúdo aos alunos, principalmente de forma lúdica.

Foto: Reprodução

Além disso, durante o processo de alfabetização, também é necessário desenvolver algumas habilidades para o aperfeiçoamento da escrita e leitura. Diante disso, a fonoaudióloga da SED, Shirlley de Andrade Teixeira Lueders, realiza formações sobre “Consciência fonológica”, a qual está relacionada à capacidade de identificar, segmentar, sintetizar e manipular os sons da fala. Dessa forma, os participantes absorvem o tema através de vivência e realização de jogos referentes à consciência de rimas, aliterações, sílabas e fonemas.

“Nós, enquanto Secretaria de Educação, estamos à disposição para apoiar os profissionais em todas as circunstâncias e desafios que surgirem nos espaços escolares. É através da orientação correta que podemos mudar determinados cenários e atingir nossos objetivos em sala de aula”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

você pode gostar também
banner ascurra
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.