Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Dia 8 Ibirama comemora 120 anos de fundação

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

IBIRAMA – Nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, Ibirama comemora 120 anos de fundação e com a intenção de festejar a data, a Prefeitura e diversas entidades e associações preparam uma programação especial, voltada para a comunidade. Além das comemorações, o Governo Municipal está restaurando a Praça da Bandeira, em frente o Arquivo Público Municipal, para presentear o município, pelo aniversario.

“Queremos marcar esta importante data com as comemorações e também com a restauração da Praça da Bandeira, que é uma das praças mais antigas de Ibirama. O espaço público ficará com aspecto e características originais de quando foi inaugurado, em 1.952. Estamos restaurando o piso, os bancos, a iluminação e o busto de Olavo Bilac”, conta o prefeito de Ibirama Adriano Poffo. A Prefeitura de Ibirama investe mais de R$ 48 mil nesta obra.

A programação dos 120 anos acontecerá nos dias 8, 10 e 11 de novembro. “Teremos um ato solene, na Câmara Municipal, para abrir a programação no dia 8. No dia 10, um desfile lembrando a chegada dos primeiros colonizadores em nosso município e a inauguração da revitalização da praça. E no dia 11, um café gratuito com 120 cucas e uma caminhada na trilha por onde chegaram os primeiros imigrantes. Nos dias 10 e 11 teremos diversas apresentações culturais e serviço de bar e cozinha, que será explorado pelas entidades e associações de Ibirama”, explica o coordenador da Comissão Organizadora e vice-prefeito Jucélio de Andrade.

Programação:

Quarta-feira – 08/11 – Ato solene – 9h – Câmara Municipal de Ibirama

Sexta-feira – 10/11 – Desfile comemorativo (saída às 19h30: Praça José Deeke – chegada: Praça da Bandeira)

Inauguração da restauração da Praça da Bandeira – 19h30 – Praça da Bandeira

Completo serviço de bar e cozinha e programação cultural

Sábado – 11/11 – 7h30 – Praça da Bandeira – Concentração da Caminhada Expedição Rota dos Imigrantes

Café com cuca dos 120 anos gratuito

Ao longo do dia: completo serviço de bar e cozinha e programação cultural

Organização/Apoio: Prefeitura de Ibirama, Sociedade de Atiradores Rafael Alto, Sociedade de Atiradores Rio Sellin, Clube Recreativo Hamônia, Wagner Bebidas, Associação de Moradores do Bairro Operário, Associação de Artesãos, Sociedade Desportiva União, Ricord’Itália, Associação Hansahoehe, Associação de Desenvolvimento Getúlio Vargas, Café Ouro.

120 anos

Em 30 de março de 1897, foi organizada em Hamburgo, Alemanha, a Sociedade Colonizadora Hanseática, com o objetivo principal de colonizar as terras devolutas dos vales do Rio Itajaí do Norte e Itapocu, concedidas para a Sociedade Colonizadora Hanseática pelo Governo do Estado de Santa Catarina e seu governador Hercílio Luz.

No dia 8 de Novembro de 1897 chegaram na Barra do Ribeirão do Cocho/Taquaras o então diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática Alfred W. Sellin, que já havia trabalhado com imigração alemã no Rio Grande do Sul, o engenheiro Emilio Odebrecht, além de seis operários brasileiros e um cozinheiro. A caravana chefiada por Alfred Sellin deu início a uma história de sucesso. Durante o período colonial, Hamônia passou a ser o 4º Distrito de Blumenau, onde o desenvolvimento veio por meio de trilhos de trem, com a ferrovia que chegou até a colônia em 1909.

O município de Ibirama foi criado por efeito de lei Estadual de 17 de fevereiro de 1934, sob a denominação de Dalbérgia, com território desmembrado de Blumenau. Instalado em 11 de março do mesmo ano, passou o município a chamar-se Hamônia, quando em face do Decreto Estadual n° 1, de 7 de maio de 1935, então elevado a vila. Em 31 de dezembro de 1943, com o Decreto Lei n° 941, o município e seu distrito passaram a designar-se Ibirama.

Passado o período turbulento da Segunda Guerra Mundial e do Estado Novo de Getúlio Vargas, a partir dos anos 50 teve início o grande desenvolvimento da cidade.

Praça da Bandeira

Foi o prefeito Max Meldola que reformou o prédio da Antiga Escola Alemã de Hamônia, para abrigar a nova sede da Prefeitura Municipal e centro cívico, pois construiu a Praça da Bandeira em frente ao mesmo, com o busto de Olavo Bilac, inaugurada em 20 de abril de 1952.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.