banner blumenau julho
banner rodeio juh
PlayPause
previous arrow
next arrow

Defesa Civil alerta para risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner chutze
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – A terça-feira (03) será chuvosa e com temporais isolados no estado por conta da formação de um ciclone extratropical entre o RS, SC e uma frente fria. A chuva deve ser persistente, por vezes intensa, e volumosa (com altos a elevados acumulados). Destacam-se as regiões do Litoral Sul, Grd. Florianópolis ao oeste do estado. Assim, o risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, transbordamentos de rios e córregos). Por conta da grande presença das nuvens, as temperaturas máximas não se elevam e ficam de 17°C a 22°C do Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, de 12°C a 17°C nas demais regiões. Ventos de leste a quadrante sul com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h), principalmente, em cidades do litoral, Planalto Sul, oeste de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (04/05)

Quarta-feira (04) com chuva e temporais isolados em SC por conta do deslocamento do ciclone extratropical em direção ao alto mar. A chuva deve ser persistente, intensa, e volumosa (com altos a elevados acumulados de chuva), principalmente, entre a Grd. Florianópolis, Litoral e Planalto Sul. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas às chuvas (como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, transbordamentos de rios e córregos). Devido a nebulosidade as temperaturas não variam tanto no decorrer do dia, não passando dos 15°C no Planalto Sul, oeste catarinense, 18°C no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e entre 17°C a 24°C nas demais áreas. Ventos de quadrante sul, de moderada a forte intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (60 a 85 km/h), principalmente, no litoral e áreas próximas. Pontualmente, podem ocorrer registros maiores. O risco é alto para ocorrências associadas aos ventos, com destaque para o litoral e áreas próximas.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (05/05)

Com o afastamento do ciclone, a chuva diminui em grande parte de SC. Ainda persiste a chuva entre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grd. Florianópolis, mas com menor acumulado. Por conta dos elevados acumulados dos dias anteriores, persiste o risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas, transbordamentos de rios e córregos. Os ventos persistem de quadrante sul, com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (55 a 80 km/h, pontualmente podendo ser mais intensos) no litoral e áreas próximas. O risco é alto para ocorrências relacionadas aos ventos. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 6°C na Serra, abaixo dos 10°C na porção central de SC, dos 14°C no oeste, Alto Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis Serrana e até 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 15°C na Serra, 25°C no Litoral Norte, de 17°C a 23°C nas demais áreas do centro-leste e até 21°C na porção oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (06) e sábado (07) com sol a poucas nuvens em SC por conta da atuação de uma massa de ar frio, que deixará as temperaturas baixas, principalmente, na madrugada de sexta. Mínimas abaixo dos 7°C da porção oeste aos Planaltos, Alto Vale do Itajaí, até 18°C na faixa litorânea, 8°C a 14°C nas demais áreas. Não se descarta a chance de valores negativos na Serra, Meio Oeste. À tarde deve ser temperaturas amenas, não passando dos 18°C na Serra e entre 19°C a 23°C no restante de SC.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (03/05)

Terça-feira (03) com ventos de leste a quadrante sul com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada a forte intensidade (50 a 80 km/h), principalmente, em cidades do litoral, Planalto Sul, oeste de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos ventos.

Ondas com direção sudeste/leste em todo litoral catarinense. Altura de 2,5 m a 3,5 m (com picos chegando aos 4,0 m) no Litoral Sul, de 2,0 a 3,0 m (picos de 3,5 m) na Grd. Florianópolis e de 2,0 m (picos de 2,5 m) nas demais áreas litorâneas. Há risco de ressaca em todo litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

 

Fonte: Defesa Civil SC

você pode gostar também
banner ascurra
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.