Blumenau abre inscrições para nova turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros
Moradores de todos os bairros podem participar das aulas no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.
BLUMENAU – Crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos já podem se inscrever para a nova turma do Projeto Fábrica de Gaiteiros, em Blumenau. As aulas ofertadas pelo Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava, por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti disponibilizam 50 vagas para os encontros semanais de uma hora – sempre as segundas e terças-feiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio.
A ação é destinada a moradores de todos os bairros da cidade. Para fazer a inscrição, basta apresentar documento pessoal do responsável e da criança, atestado de matricula e também um comprovante de residência. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na Região Sul do Brasil como gaita de oito baixos. O edital com vagas para a terceira turma foi assinado no mês passando durante a formatura da segunda turma.
O projeto também disponibiliza os instrumentos musicais, gratuitamente, para uso durante as aulas. Os interessados em participar do projeto podem obter mais informações com a professora Neusa Souza, pelo Whatsapp (47) 9.8401-3470, ou pelo telefone (47) 3381-6480. Os recursos para custeio da ação são provenientes do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi) vinculado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi).
Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC)
A unidade, vinculada atualmente à intendência da Vila Itoupava, tem como objetivo o estudo e o incentivo à proteção ao meio ambiente paisagístico, arquitetônico, historio, turístico e cultural da região. Além disso, busca a promoção e o fomento da cultura e do turismo como ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável da região. O CTC foi criado em 27 de junho de 2001 pela Lei Complementar Municipal 318.