Alunos de Indaial participam da primeira semana de aulas do projeto Maker
Por Judson Lima
INDAIAL – Nessa semana, alunos de escolas da rede municipal de ensino de Indaial participaram das primeiras aulas do projeto Maker, uma parceria da Secretaria de Educação com o Sesi de Indaial, que busca oferecer aos estudantes oficinas gratuitas nas áreas de ciências e invenções, comunicação e mídias, tecnologia e robótica, além de games e animações.
O programa atende, inicialmente, alunos do 6° ano no contraturno escolar. São 15 turmas para o Ensino Fundamental, com 20 vagas cada, prevendo beneficiar, portanto, 300 estudantes. As aulas acontecem uma vez por semana, no período da manhã ou à tarde, e são ministradas por profissionais do Sesi, o qual disponibiliza professor e auxiliar de sala. Além disso, todos os materiais utilizados para a execução das atividades também são entregues aos alunos.

Até 2021, a Secretaria de Educação já contava com uma sala de Robótica, localizada no Centro de Indaial, para atender os estudantes da rede. O espaço foi desativado, tendo em vista que, agora, com a adesão ao projeto Maker, as turmas são formadas nas próprias escolas com o intuito de abranger um maior número de alunos. Demais informações relacionadas ao programa podem ser obtidas diretamente com a equipe de gestão da escola que o estudante frequenta.
“É muito gratificante vermos o entusiasmo dos alunos logo na primeira semana em que o projeto é aplicado nas escolas. O maker trará grandes avanços para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, estimulando a criatividade dos jovens e inovando a cada atividade realizada. Não há dúvidas de que o programa será muito bem aproveitado pelos alunos”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.